Please reload

Posts Recentes

Somente a pele interessa ao Dermatologista?

December 7, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O que é Dermatite Atópica Canina?

September 24, 2017

A Dermatite Atópica Canina (DAC) é uma doença inflamatória da pele, podendo também ser alérgica, resultante de uma má formação da pele, que é de origem genética. A pele normal assemelha-se a um muro, com os tijolos dispostos um do lado do outro e o cimento unindo-os, conferindo a pele uma função muito importante, que é ser uma barreira física. Portanto, nada deveria conseguir atravessá-la. 

 

Os cães com DAC possuem a pele "aberta", ou seja, possuem poucos tijolos e pouco cimento, o que prejudica essa função de bloquear a entrada de alérgenos (substâncias que causam alergia) e microorganismos (bactérias e fungos). Os alérgenos conseguem penetrar através desses espaços e os microorganismos conseguem crescer nessa pele e as reações começam a ocorrer. 

 

Isso faz com que haja uma reação muito exagerada pelo organismo, resultando na liberação de substâncias inflamatórias (daí a pele fica vermelha) e para o animal se coçar, numa tentativa de remover mecanicamente aquilo que está gerando o incômodo. É um ciclo sem fim.

 

Sabe-se também que a presença de pulgas e carrapatos podem agravar ou até mesmo desencadear uma crise no paciente com DAC. Proteínas presentes na saliva desses parasitas são altamente alergênicos (causam muitas crises).

 

Os alimentos também são alérgenos importantes e, por isso, conhecer tudo o que o animal come é imprescindível para o controle adequado dos sintomas. Muitos cães com DAC que reagem aos alimentos podem apresentar vômitos, diarréia, coceira em volta da boca ou do ânus. É preciso identificar ao que o animal é sensível através dos testes alérgicos adequados.

 

É considerada uma doença crônica e diante desse diagnóstico o proprietário tem que ter em mente que será necessário um tratamento contínuo. É preciso que se estabeleça uma relação muito próxima com o veterinário, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e o melhor tratamento estabelecido para melhorar a qualidade de vida dos animais que se coçam demais. 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags