Por que devo realizar o teste alérgico?

A doença alérgica que mais comumente diagnosticamos nos cães é a DERMATITE ATÓPICA (veja o post "O que é a Dermatite Atópica Canina?). Diante desse diagnóstico, é preciso que haja um planejamento que envolva o controle dos sintomas que o animal está apresentando (coceira, feridas, inflamação das orelhas, etc) , controle ambiental e imunoterapia (vacinação).


O controle dos sintomas é feito através da prescrição dos medicamentos necessários a cada caso (orais, xampus, hidratantes, etc).

O controle ambiental é feito através da adoção de cuidados com o ambiente onde o animal vive a fim de diminuir ao máximo o seu contato com aquilo que causa a crise alérgica.


Isso é feito preferencialmente após a realização do teste alérgico (prick test), pois é através dele que tentamos identificar ao que o animal reage (alérgenos). No prick test são testados os alérgenos ambientais mais comuns aos quais o animal se expõe. De uma forma geral, testamos ácaros domiciliares, fungos ambientais e pólens de gramíneas (gramas). Também podemos testar os alimentos do animal , já que sabemos que pacientes com Dermatite Atópica podem reagir ao que comem.


Por isso o teste é importante, já que através dele podemos reconhecer os possíveis desencadeadores das crises, o que possibilitará um melhor controle ambiental e planejar um esquema de vacinação (imunoterapia). Todos os cães com Dermatite Atópica tem indicação para a realização do exame, porém o veterinário especializado saberá dizer qual o momento adequado para fazê-lo.







#alergologiaveterinária #alergia #alergiaalimentar #dermatiteatópicacanina #dermatologiaveterinária #cães #testealérgico #cachorro

Posts Em Destaque
Posts Recentes