Quando a biópsia é necessária?

Em nossa rotina de atendimentos, recebemos muitos proprietários perguntando a respeito da biópsia de pele ou até mesmo solicitando que seja feita para resolver logo o problema de seus animais.

Primeiro é importante diferenciarmos BIÓPSIA de HISTOPATOLOGIA.

Biópsia é o procedimento realizado pelo médico veterinário onde há a retirada de fragmentos cutâneos para a realização de exame histopatológico. Logo, a histopatologia é o exame realizado pelo patologista nesses fragmentos coletados.

Muitas vezes nós nos deparamos com animais apresentando quadros dermatológicos difíceis, com uma evolução crônica e que não respondem aos tratamentos prescritos. Isso gera muito sofrimento para o animal e sua família. Porém, a decisão sobre a realização desse exame ou de qualquer outro caberá ao médico veterinário, após avaliação do caso do animal. Deverá haver necessidade real do exame e possibilidade de diagnóstico através dele, pois muitas doenças dermatológicas não podem ser diagnosticadas assim.

Quando realizamos o procedimento e o exame histopatológico estamos buscando maiores informações sobre o que está acontecendo (através da avaliação do patologista sobre as alterações presentes no material enviado) e na maioria das vezes conseguimos um diagnóstico definitivo.

De uma forma geral, há indicações para a biópsia quando:

- Há nódulos (tumores) ou massas cutâneas;

- Há lesões cutâneas de difícil cicatrização ou ulceradas;

- Há lesões cutâneas "esquisitas", pigmentadas, muito inflamadas;

- Quando o médico veterinário julgar necessário;





#cachorro #dermatologiaveterinária #biópsia #dermatologia #pele #biópsiadepele #histopatologia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square