Cuidado com o uso das pomadas e cremes: não são inofensivos!

Decidi criar esse post pois me deparei com 2 situações essa semana. Primeiro, ao consultar um paciente que apresentava um quadro dermatológico grave há 2 anos, o proprietário foi colocando os tubos utilizados em cima da mesa e foram 12 tipos diferentes.

A outra foi uma postagem viral do facebook onde uma pomada era indicada para resolver todos os quadros dermatológicos, principalmente os crônicos.

E o que essas 2 situações tem em comum? O uso por tempo prolongado ou com muita frequência de pomadas contendo corticóides. E corticóides de ALTA POTÊNCIA.

Isso sem falar no uso de antibacterianos e/ou antifúngicos presentes.

O fato é que o uso tópico de corticóides (pomadas, cremes, gotinhas otológicas, xampus, sprays etc) NÃO É INOFENSIVO! Haverá absorção através dos vasos sanguíneos da pele, levando aos mesmos sintomas dos pacientes que fazem uso oral (aumento da fome, sede, da quantidade de urina, dilatação abdominal etc) por prejudicar o funcionamento das glândulas adrenais (que produzem os corticoides do organismo). Em casos crônicos (utilização muito intensa), poderá levar o animal a apresentar Diabetes Mellitus, Hiperadrenocorticismo, Pancreatite, Esteatose Hepática, Dislipidemias (alterações de colesterol/ triglicerídeos), Cistites, etc. Nos locais da aplicação na pele ocorrerá dificuldades de cicatrização, aumento ou aparecimento das infecções, atrofia (afinamento) da pele, calcificação (calcinose), etc.

Portanto, é preciso ter cautela com as informações que recebemos no dia a dia e ter uma postura de questionamento;

-Será que o meu animal precisa mesmo dessas pomadas? Você precisa saber o que ele tem (DIAGNÓSTICO)

-Será que a pomada indicada na rede social tem indicação para o meu animal?

- Se ele não melhora com nenhuma pomada, será que elas não estão atrapalhando?

- Caso haja indicação para o uso, será que é a melhor opção?

- Como posso acompanhar se haverá efeitos colaterais e como minimizá-los?

Procure seu especialista em Dermatologia e Alergologia para identificar corretamente a causa do problema e instituir a melhor terapia.






#alergologiaveterinária #cães #corticóides #cãesalérgicos #alergia #pomadas #gatos #felinos #pele #feridas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square